Nesse espaço, os líderes encontram tudo sobre as suas atribuições, como elaborar um plano de ação e experiências que estão sendo colocadas em prática. Também fique ligado nos eventos que vão acontecer nas unidades escolares e Núcleos Regionais de Educação.

Representar o interesse coletivo, identificando as necessidades da turma;
Elaborar um plano de trabalho que contemple as necessidades da turma relativas à melhoria do processo de ensino e aprendizagem, respeitando as legislações vigentes, os trâmites administrativos da escola e contribuindo para a manutenção do clima escolar colaborativo;
Estabelecer contato permanente com os demais líderes de classe para troca de experiências e proposições para melhorias do processo educativo;
Estimular o bom relacionamento da turma, através de diálogo;
Buscar a opinião consensual do grupo para representá-lo em situações decisórias;
Participar das reuniões realizadas pelos profissionais da educação da unidade de ensino para as quais seja convocado, divulgando as informações repassadas pelos diversos segmentos da Secretaria da Educação do Estado;
Propor reuniões de interesse da classe;
Estimular a classe a conhecer o Regimento Escolar e refletir sobre as normas estabelecidas para respeitá-las;
Orientar os colegas, encaminhando-os aos setores competentes para elucidar dúvidas.
Incentivar o desenvolvimento de comportamentos e atitudes que busquem a melhoria do rendimento da aprendizagem da classe.
Impulsionar debates sobre questões sociais relacionadas às diversidades, com o intuito de diminuir as diversas formas de preconceito na UE e na sociedade.

Os materiais aqui disponíveis tem o intuito de auxiliar os líderes e vice-líderes de classe a desenvolverem um trabalho que contribua para a melhoria do ensino e da escola.


• ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
• ESTATUTO DA JUVENTUDE

Diante das discussões com profissionais da educação da sua escola, é importante planejar ações que tenham influência direta nas dimensões pedagógica, administrativa e relacional. Pensar como estudante pode contribuir para o desenvolvimento da escola e para a melhoria dos resultados educacionais. Para tanto, é necessário que cada escola elabore um plano de ação, de acordo com as demandas coletivas para nortear as intervenções do líder de classe.


• PLANO DE AÇÃO

Você, Líder de Classe, executou uma ação que influenciou para a melhoria da sua escola? Conte pra gente. Envie e-mail para ascom@educacao.com.br. Escreva no assunto – Faz e Acontece.
Contamos com a sua participação.

"Essa ação dará novos caminhos para a educação do nosso Estado e oportunidade para que esses adolescentes e jovens participem, lutem e contribuam na busca de melhoria para a educação, bem como para o bem estar do nosso povo. Os Líderes e Vice-Líderes das escolas baianas são convidados para fazerem uma nova história." - Luiz Augusto Cardoso Santos (Atuou com líder de turma, foi Presidente do Grêmio Estudantil do Instituto de Educação Euclides Dantas e na mesma instituição foi o 1º Estudante na História da Educação Baiana a presidir um Colegiado Escolar, em 2010. Hoje, Luiz Augusto é estudante da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, lá atuou como Diretor do Diretório Central dos Estudantes - DCE e Coordenador Geral do Centro Acadêmico de Filosofia)

"Ser líder de sala foi uma experiência muito boa. Havia total entrosamento entre eu e meus colegas de sala. Eu era a porta voz das nossas necessidades junto ao grupo gestor. Vale ressaltar que a minha liderança era compartilhada, nunca tomava decisões sem ouvir os demais. Apesar de valorizar as opiniões contrarias, exercia a liderança com pulso forte, pois tinha que ter discernimento pra enxergar sempre o melhor pra todos".
- Caroline Neves (ex-aluna do Colégio Estadual Anísio Teixeira, foi líder de classe nos 2º e 3º anos do ensino médio. Atualmente cursa Serviço Social na Unime)