Estudantes participam do projeto “Eleitor do Futuro”

 
Foto: Suâmi Dias - Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os estudantes do Colégio Estadual David Mendes Pereira, localizado no bairro de São Marcos, em Salvador, participaram, nesta terça-feira (30), de um treinamento para votação na urna eletrônica. A ação, intitulada “Eleitor do Futuro”, é realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado, e tem o objetivo de incentivar a participação dos alunos no processo eleitoral, além de promover a cidadania nas escolas.
 
A coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TRE-BA), Adriana Passos, ressalta a importância do projeto aplicado nas escolas. “A atividade tem como público alvo estudantes de 10 a 17 anos e visa motivar o interesse do aluno para as eleições. No projeto buscamos esclarecer todo o processo de votação e mostrar que é fundamental a participação deles. Apresentamos vídeos, distribuímos cartilhas educativas e tentamos fazer com que os estudantes sejam multiplicadores desta ideia na própria escola”, conta.
 
Seguindo para a primeira votação, o estudante do 3º ano, Marcos Ericson, 16 anos, destaca que “os jovens devem sentir obrigação em participar das eleições porque podem contribuir na mudança da sociedade”. Ele ainda comenta sobre o projeto. “Gostei da ação porque pudemos realizar esse simulado para que não fiquemos ansiosos na hora da votação”.
 
A sua colega do 3º ano, Luana Santos, 17, explica como a atividade ajudou esclarecer algumas dúvidas sobre o processo eleitoral. “Foi interessante conhecer mais sobre a segurança da urna eletrônica para evitar fraudes e também sobre o voto em branco que desconhecia a função. Não vejo a hora de realizar o meu papel de cidadã nesta próxima eleição”, disse.                              
 

Notícias Relacionadas