Secretaria da Educação aborda fortalecimento pedagógico nas escolas com dirigentes municipais

Foto: Suâmi Dias Ascom/Educação

A ampliação de parcerias com os municípios para fortalecer ações pedagógicas nas escolas públicas da Bahia foi defendida pelo secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, nesta sexta-feira (24), durante o Seminário de Acolhida aos Novos Dirigentes Municipais de Educação, na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O evento foi promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).

“A visão de valorizar o eixo pedagógico nas escolas proporciona que desenvolvamos um currículo completo de aprendizado, com a ampla inclusão da Ciência, da Arte e da Tecnologia no ensino”, afirmou Walter Pinheiro, ao acrescentar que “a ideia é atrair os estudantes das redes municipais em projetos que estejamos realizando como parte do nosso compromisso com a Educação na Bahia”.

Fotos: Suâmi Dias Ascom/Educação
Pinheiro falou, também, sobre a importância de valorizar a formação do professor para uma integração bem-sucedida entre Estado e municípios. “Se realizarmos formações para professores que proponham aspectos regionais, além de seguir as diretrizes nacionais e estaduais, podemos realizar uma integração maior entres as escolas da cidade, sendo possível até a produção de material didático em conjunto. A minha vontade seria realizar uma Jornada Pedagógica que uniria as escolas estaduais e municipais para que chegassem em um eixo pedagógico integrado”, afirmou.

No evento, foram apresentados programas e projetos desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado em apoio às prefeituras, como o Pacto pela Educação na Idade Certa, o Programa Todos pela Alfabetização (TOPA) e o Programa de Apoio à Educação Municipal (PROAM), operacionalizados pela Coordenação de Programas Especiais (COPE). Um balcão de atendimento foi montado para esclarecimentos sobre estas ações. “Estamos mostrando qual é o papel da COPE e atendendo os gestores para que possam assinar um termo de manifestação de interesse ao Pacto Estadual, ampliando os projetos de parceria entre o Estado e os municípios”, explicou a coordenadora da COPE, Elenir Alves.

Além de prefeitos e dirigentes da educação municipais, também participaram do seminário, representantes do Conselho Estadual de Educação (CEE), Fórum Estadual de Educação (FEE) e Universidade Estadual da Bahia (UNEB).