Abertas até 30 de junho inscrições para bolsas de estudo no Japão

Palavras-chave:
Estão abertas as inscrições para bolsas de estudo para cursos de graduação, incluindo um ano de curso preparatório, oferecidas pelo Governo do Japão, através do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT). Podem se inscrever estudantes brasileiros entre 17 e 21 anos (nascidos entre 2/4/1996 e 1º/4/2001) e que tenham concluído o Ensino Médio até dezembro de 2017. Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de junho, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h, no Consulado do Japão, em Recife, cuja jurisdição abrange o Estado da Bahia.

Além da faixa etária estabelecida e de ter o Ensino Médio completo, são requisitos para a inscrição na bolsa de estudo em universidades japonesas os seguinte itens: nacionalidade brasileira (excluem-se brasileiros com dupla nacionalidade japonesa); conhecimento avançado das línguas inglesa ou japonesa; disposição para aprender a língua japonesa e assistir aulas nesse idioma; Histórico ou Boletim Escolares do Ensino Médio com média alta no rendimento escolar; disponibilidade de embarque na primeira semana de abril de 2018 e estar apto física e mentalmente para estudar em universidades japonesas; não ser militar da ativa;

Os exames escritos serão feitos no auditório do prédio do Consulado do Japão, em Recife, em dois dias, sempre às 8h30: 10 de julho, provas de Inglês, Matemática, Química e Física ou Biologia e 11 de julho, a de Japonês. Os exames de matérias específicas (Matemática, Física, Química e Biologia) serão em Inglês. Cada prova valerá 100 pontos (somente a de Japonês valerá 300 pontos). A entrevista para os aprovados nos exames escritos está marcada para o dia 21 de julho, no Consulado do Japão, em Recife. O consulado fica à Rua Padre Carapuceiro, 733 - 14º andar, Edifício Empresarial Center I – bairro da Boa Viagem. Tel. (81) 3207-0190.

Documentos – Os documentos necessários para a inscrição da primeira fase devem estar redigidos em japonês ou inglês, ou acompanhados por uma tradução nestes idiomas. São eles: formulário de inscrição “MEXT“, devidamente preenchido e assinado com uma foto (4.5 x 3.5 cm); Histórico Escolar do Ensino Médio (original ou cópia autenticada), sendo que os candidatos que estão no 3º ano do Ensino Médio devem entregar os boletins dos 1º e 2º anos e do 1º bimestre do 3º ano (original ou cópia autenticada); diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio (original ou cópia autenticada) e os candidatos que estão no 3º ano do Ensino Médio devem apresentar o atestado de matrícula (original); Carta de Intenção, explicando a razão que optou pelo Japão para cursar a universidade japonesa; Carta de Recomendação pelo diretor/conselheiro da escola onde concluiu o Ensino Médio e Carteira de Identidade RG (cópia simples).

Para mais informações sobre a bolsa de estudo, o candidato deverá acessar o site www.studyjapan.go.jp (em inglês), onde também poderá obter informações das provas escritas de anos anteriores. Já a base do programa da bolsa pode ser pesquisada  pelos www.br.emb-japan.go.jp e www.sp.br.emb-japan.go.jp.