Fanfarras escolares intensificam ensaios para os desfiles cívicos

Palavras-chave:
Foto: divulgação
As bandas e fanfarras das escolas da rede estadual de ensino já estão se preparando para as apresentações e desfiles cívicos que marcam a Independência da Bahia. Os ensaios estão sendo realizados nos respectivos colégios desde o início do ano letivo. Nesta segunda-feira (17), os estudantes que compõem a banda marcial do Colégio Estadual Carlos Alberto Cerqueira, localizado no bairro de São Caetano, em Salvador, realizaram um ensaio para o VII Intercolegial de Bandas e Fanfarras, que acontecerá no dia 29 de junho, às 8h, nas ruas do entorno do Centro Estadual de Educação Profissional em Logística e Transporte Luiz Pinto de Carvalho, no São Caetano. 
 
O evento, que terá a participação de onze colégios estaduais, servirá como uma prévia para o desfile cívico do 2 de Julho e, também, visa resgatar o Bando Anunciador da Independência da Bahia. Além dos desfiles, a programação inclui apresentação de quadrilhas juninas e brincadeiras.
 
O instrutor do Banda Marcial do Colégio Estadual Carlos Alberto Cerqueira, Gabriel Vieira, falou da importância dos ensaios paras as apresentações. “Os estudantes ensaiam durante a semana e, também, aos sábados com a finalidade de se prepararem melhor para os eventos que acontecem durante o ano, a exemplo do desfile do 2 de Julho, que é um dos mais importantes”, afirmou.
 
O estudante Vitor Benedito, 16, 1º ano, disse que já está na expectativa para as apresentações. “Gosto muito de me apresentar nos desfiles e, atualmente, estou tocando o instrumento trompa. Não vejo a hora de desfilar com as outras bandas e fanfarras no próximo evento”, revelou.
 
Quem também está animado é Arllan Oliveira, 16, 1º ano. “Participo da fanfarra há cinco anos e ela mudou a minha vida, pois descobri o meu talento para a música e, hoje, eu ensino os estudantes novatos a tocarem os instrumentos de sopro e percussão. Estou muito animado para me apresentar nas ruas do entorno do colégio”, disse o estudante.
 
Os demais colégios participantes também realizarão ensaios durante a semana, a exemplo do João Caribé e Navarro de Brito, que farão ensaios nestas terça, quarta e quinta (18, 19 e 20). Para o desfile do 2 de Julho, serão realizados ensaios no dia 1º de julho. Dentre as escolas praticantes, estão: Aplicação Anísio Teixeira, Helena Matheus, João Caribé, Navarro de Brito, Desembargador Pedro Ribeiro, Roberto Santos, Ruben Dario e Visconde de Mauá.
 
Papel pedagógico
A Coordenadora dos Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado, Nide Nobre, destacou o papel pedagógico das fanfarras na Educação. “É essencial a participação dos estudantes neste momento de celebrar nossas lutas gloriosas, que começam em Cachoeira, no dia 25 de junho. É o momento de reviver a nossa história, por meio dessa forma de manifestação cultural nas ruas, realçando a musicalidade brasileira e baiana. As escolas, junto à comunidade, desempenham seu grande papel aliando a Educação e a arte musical instrumental”, comentou.
 
 

Notícias Relacionadas