TVE chega com sinal digital aos municípios de Alagoinhas, Aramar, Catu, Euclides da Cunha, Caetité e Itapetinga

Os moradores dos municípios de Alagoinhas e Aramari (canal 4.1), Catu (canal 10.1), Euclides da Cunha (canal 10.1), Caetité  (canal 8.1) e Itapetinga (canal 8.1) puderam comemorar, nesta quinta-feira (4), em cerimônia virtual, a inauguração do sinal digital da TVE. Para levar a programação da TV pública baiana para, aproximadamente, 500 mil pessoas nos territórios Litoral Norte, Semi-árido Nordeste II, Sertão Produtivo e Médio Sudoeste da Bahia, o Governo do Estado realizou um investimento de R$ 663.228,55 mil.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou a iniciativa do Governo do Estado em realizar uma política pública de expansão de uma programação de qualidade por meio da TVE. "Estamos conseguindo fazer este trabalho de levar um sinal digital aliado a um conteúdo de qualidade para toda a Bahia. Alem disso, estamos contando com o apoio de parlamentares e lideranças que compreendem a função da TV pública como veículo de formação cultural, educacional e de informação", afirmou o secretário, que ainda ressaltou a importância da emenda do então deputado federal Jean Wyllys, para a instalação da retransmissora em Alagoinhas.

O diretor geral do IRDEB, Flávio Gonçalves, ressaltou que o objetivo é levar a programação para toda a Bahia. "O processo de realizar esta expansão também passa por uma busca maior por novos conteúdos que tragam mais qualidade à nossa programação. E esta busca passa, também, pela valorização cultural dos territórios. Por isso, trazemos uma diversidade na programação, sempre aberta ao que acontece nas regiões da Bahia", disse.

O lançamento virtual contou com a participação de deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores, secretários municipais e estaduais, lideranças municipais e territoriais, gestores e professores dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEe) e da  rede pública de ensino.

As novas estações de retransmissão digital do sinal da TVE no interior do Estado também já foram inauguradas nos seguintes municípios: Feira de Santana, Ipiaú, Ipirá, Guanambi, Juazeiro, Jequié, Ilhéus, Itabuna, Barreiras, Itamaraju, Prado, Teixeira de Freitas, Ribeira do Pombal, Cachoeira, Brumado, Araci, Conceição do Coité, Serrinha, Biritinga, Teofilândia, Itaberaba, Irecê, Lapão, Presidente Dutra, Central, Xique-xique, Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Itaetê, Paulo Afonso, Barra, Bom Jesus da Lapa (que atende também Sítio do Mato), Macaúbas, Luis Eduardo, Magalhães e Brejolândia.

Programação - A TVE conta com conteúdos diversificados, que vão desde o jornalismo a shows, passando pelos esportes e programas infantis, educativos e culturais. A TV pública da Bahia vem firmando parcerias importantes e, recentemente, passou a exibir em sua grade, projetos audiovisuais realizados pelas universidades públicas estaduais e federais da Bahia, além de produções internacionais.

Alguns dos destaques da grade de programação do canal são os programas voltados para a preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A TVE exibe de segunda a sexta, das 13h às 15h, o programa Estude em Casa, em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, além do programa Hora do ENEM, exibido nos mesmos dias, sempre às 18h.

A TVE é vinculada ao Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), que integra a estrutura organizacional da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).