Educadores dos Complexos Integrados de Educação discutem sobre planejamento e matrizes de avaliação

Os professores e gestores dos Complexos Integrados de Educação (CIEs), unidades pertencentes à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), discutiram, nesta sexta-feira (23), em torno do tema "Planejamento por objetivo: matrizes de avaliação por competência", durante uma oficina promovida pelos CIEs. A atividade, realizada na plataforma Google Meet, integra o projeto "Temas em debate com os CIEs", dentro do qual é promovida, às sextas-feiras, uma série de bate-papos e oficinas sobre temas variados, com a participação de convidados. A segunda etapa da oficina será realizada na próxima sexta-feira (30), com a conclusão do tema. 
 
A atividade foi mediada pelo coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa. A apresentação sobre a temática foi conduzida pelo educador popular, sociólogo e mestre em Ciências Sociais, Fernando Franzoi da Silva. 
 
Segundo Fernando Franzoi, a atividade possibilitou que os participantes compartilhassem os seus planejamentos pedagógicos. "Todos puderam vivenciar a elaboração de uma matriz de planejamento e avaliação por competências, abordando habilidades, atitudes, resultados e desempenhos esperados. Além disso, eles tiveram a oportunidade de problematizar quais os instrumentos e processos são coerentes com uma avaliação formativa por competências. Essa matriz será completada pelos educadores durante a semana e concluída com uma socialização e avaliação, na próxima oficina", destacou. 
 
A vice-diretora do Complexo Integrado de Itabuna, Tereza Cristina de Jesus, considerou a oficina produtiva. "Tivemos uma manhã rica com muitos conhecimento, reflexões e questionamentos. Partindo da questão de como afirmar que nosso planejamento será um sucesso ou se dará certo, o professor Fernando mostrou que é importante deixar claro a intencionalidade do mesmo, partir da análise das situações experiênciadas para os objetivos desejáveis e os resultados esperados, oportunizando as vivências de ensino e aprendizagem. Encerramos a manhã com a certeza de que precisamos nos reinventar todos os dias. Educação é movimento". 
 
Sobre os CIEs - Os Complexos Integrados de Educação funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os CIEs têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionados à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.

Notícias Relacionadas