Em live, SEC tira dúvidas sobre o ano letivo continuum 2020/2021

Estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares e de Núcleos Territoriais de Educação (NTE) tiveram mais uma nova oportunidade para esclarecer dúvidas sobre o ano letivo remoto e continuum 2020/2021. A live, realizada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), nesta sexta-feira (9), foi intermediada pelo subsecretário Danilo Souza e contou com as participações de outros dirigentes da SEC. Interativa com o público participante através de respostas do formulário Google, a atividade foi transmitida, ao vivo, no Canal da Educação no Youtube.
 
O subsecretário Danilo Souza ressaltou a representação, na live, das superintendências e coordenações da SEC, acompanhando as perguntas no chat e ajudando na composição das respostas. “A intenção desta reunião foi tirar o maior número de dúvidas possível dos participantes sobre o retorno das atividades escolares na nossa rede. O que não deu para ser esclarecido, por conta do tempo, iremos responder às perguntas por meio de outros mecanismos, através dos NTEs, para que possamos continuar neste processo de entendimento e organização da rede neste novo tempo que vivemos por conta da pandemia”.
 
Na primeira live de esclarecimentos sobre o ano letivo, realizada no dia 26 de março, a superintendente de Políticas para Educação Básica da SEC, Manuelita Brito, fez uma exposição informativa sobre diversos aspectos relacionados ao ensino remoto e continuum do ano letivo 2020/2021. Desta vez, ela se deteve em responder às perguntas, enviadas pelas comunidades escolares, via formulário disponibilizado. Questões como matrícula, cadernos de apoio, carga horária, histórico escolar e monitoria/Mais Estudo foram as dúvidas mais recorrentes e esclarecidas pela gestora. 
 
Já o coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, esclareceu questões voltadas à Educação Integral e Tempo Integral, que soma, atualmente, 210 unidades, com mais de 20 mil estudantes “O nosso plano de trabalho é focado em três eixos. Primeiro é a necessidade de atrair o nosso estudante para uma nova escola, que não é a mesma que deixamos quando começou a pandemia e aqui destaco o Bolsa Presença, que tem como principal ação o incentivo ao aluno a permanecer na escola, agora de forma remota. Outro ponto é o protagonismo juvenil, valorizando as experiências desenvolvidas pelos nossos estudantes na sua casa, no seu bairro, no seu território e isso alimenta o debate que estamos vivendo com a pandemia. O terceiro foco é o da intencionalidade do fazer pedagógico, compreendendo essa nova dinâmica, estabelecida por regulamentação e portarias, para atender a uma demanda temporal”. 
 
Participaram, ainda, a estudante do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador, Tereza Cristina Santos, que fez uma apresentação musical; e as educadoras da rede estadual, Manoela Mercês e Ana Maria Bispo, além dos intérpretes de Libras Cleber de Souza e Nailton Alves.

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