Encontro de Educação Profissional discute matriz curricular

Atualizado em 18/08/2011 às 18h05

Professores, gestores e coordenadores dos Centros Estaduais, Territoriais de Educação Profissional e de Unidades Escolares que ofertam os cursos técnicos de nível médio se reúnem nos dias 18 e 19, no Hotel Vilamar, em Salvador. O objetivo é discutir a atualização das matrizes curriculares dos cursos técnicos de nível médio que fazem parte dos Eixos Tecnológicos Gestão e Negócios e Produção Cultural e Design.

O debate faz parte da série de Encontros Pedagógicos da Educação Profissional e tem a proposta de dialogar com os profissionais para alinhar e atualizar as matrizes da formação técnica específica com pesquisas e teorias contemporâneas, dentro das perspectivas de cada Território de Identidade, a partir da troca de experiências das distintas realidades, olhares e saberes pedagógicos.

Conhecimento - Cristina Nascimento, diretora do Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, em Salvador, considera a troca de experiências fundamental para alcançar cada vez mais a formação integral dos futuros técnicos. “O momento é oportuno para orientar os professores e gestores nas diretrizes a serem tomadas para a constituição do itinerário informativo do estudante, assim como para atualizarmos e unificarmos as nossas percepções diante da realidade do local onde vivemos.”

Neuma Ferraz, professora dos cursos técnicos do Eixo Gestão e Negócio, do CETEP Sertão do São Francisco, em Juazeiro, também concorda. “Por meio de debates como estes, crescemos nós e nossos estudantes, pois estamos sendo qualificados para fazermos o melhor pela formação deles,” acrescentou.

A coordenadora de currículos e práticas pedagógicas da Educação Profissional, Cláudia Goes, afirma que a série de Encontros também procurar relembrar aos educadores que a formação dos técnicos não é mais voltada para a formação tecnicista e sim para a linha das humanidades, por isso que diz que as ações pedagógicas são focadas na tecnologia social”.

Arte na Escola - A diretora da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Beth Rangel, ressaltou a importância da arte na composição do currículo dos cursos técnicos do Eixo Tecnológico Produção Cultural e Design. “A arte, como conhecimento, tem autonomia como qualquer outra área, apresentando suas teorias e conhecimentos para contribuir com o desenvolvimento humano do estudante”. Ela ainda acrescenta, que a formação do técnico em dança e de demais cursos técnicos ofertados pela Rede de Educação Profissional, não é vista como tecnicista, mas como humana. “A arte no curso técnico em dança, especificamente, compreende o corpo na sua totalidade. O estudante desenvolve a dimensão cognitiva, relacional e técnica”.

Iniciada em julho deste ano, a série de Encontros Pedagógicos sobre Educação Profissional já contemplou o debate sobre a matriz curricular dos Eixos Tecnológicos Hospitalidade e Lazer e Informação e Comunicação. A perspectiva é a de que até o final deste ano, os encontros contemplem todos os cursos dos eixos tecnológicos da Educação Profissional da Bahia. A ideia é que, além da atualização dos currículos e elaboração de propostas, a série de Encontros resulte na formatação de um glossário para reunir expressões das diversas áreas técnicas.

 

Notícias Relacionadas