Escolas iniciam homenagem ao Dia da Consciência Negra

Comemorado em todo o Brasil no dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares (1665), o Dia da Consciência Negra vai ser lembrado nas escolas da rede estadual da Bahia durante todo este mês de novembro. As atividades são diversificadas e têm como um dos objetivos centrais a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade atual. Os eventos fazem parte do Novembro Negro, desenvolvido pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), que, neste ano, lançou a campanha 2011 Negro – Ano Internacional dos Afrodescendentes.

Entre os eventos programados pelas escolas da rede, está o que acontece no Colégio Estadual Casa Jovem II, no município de Igrapiuna. Na próxima quarta-feira (16/11), será realizado um cortejo com apresentações culturais na praça da cidade. Já no dia 22, acontece mesa-redonda no auditório da unidade escolar com o tema Áfricas do Campo. A programação se encerra no dia 30 com a lavagem do portal Casa Jovem.

Também no dia 16, tem início a programação especial do Colégio Estadual Oliveira Britto, em Salvador. A unidade vai desenvolver uma gincana com desfile, palestra sobre estética africana, entre outras atividades culturais. A gincana vai envolver conhecimentos de todas as disciplinas estudadas pelos alunos. Ainda em Salvador, a Escola Estadual Luiza Mahin desenvolve projeto de histórias em quadrinhos voltado para a cultura Afrodescendente.

Já o Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco, no município de Juazeiro, vai ser realizado um sarau poético no dia 17 no Centro de Cultura João Gilberto, às 17 horas, com poesias de poetas negros sobre a discriminação racial. O evento é resultado de todas as discussões realizadas em sala de aula com os estudantes sobre a temática.

Notícias Relacionadas