Estudantes indígenas se preparam para o ENEM

Palavras-chave:
Foto: acervo pessoal
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os estudantes indígenas da etnia Tuxá, que cursam o ensino médio no Colégio Estadual Indígena Capitão Francisco Rodelas, localizado na Aldeia Mãe, no município de Rodelas (588 km de Salvador), viveram uma semana de aulões e revisões para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que acontece nestes sábado e domingo (5 e 6). Desde o 1º ano do Ensino Médio, ao final de cada unidade, os estudantes participam de simulados voltados para os conteúdos cobrados no exame e vestibulares. Por isso, afirmam que estão confiantes e com ótimas expectativas para a prova.
 
A unidade de ensino possui um modelo de educação diferenciado. O trabalho  pedagógico visa atender aos anseios e necessidades da educação indígena, o que contribui para o fortalecimento da identidade cultural e territorial dos Tuxás. Além das disciplinas que fazem parte do currículo da educação básica, também são ofertadas disciplinas relacionadas aos costumes, história e tradições indígenas.
 
A diretora do colégio, Mayra Apako, fala que os estudantes estão muito bem preparados para o ENEM. “O diferencial do colégio é que nossos estudantes chegam ao final do Ensino Médio com 12 simulados realizados e isso reflete diretamente no desempenho deles porque se sentem mais preparados devido a essas experiências contínuas, além das aulas de Redação que são muito importantes”, explica a gestora.
 
Sérgio Jurum, 17, do 3° ano, conta que intensificou os estudos nesta semana para revisar os conteúdos cobrados. “Estou aproveitando as discas passadas pelos professores nos aulões, estudando questões aplicadas nos simulados realizados aqui no colégio e separando algumas horas do dia para pesquisar sobre possíveis temas que podem ser abordados na Redação”, revela o estudante, que pretende cursar a faculdade de Engenharia da Computação.
 
Para a estudante Nathaly Juntá, 16, do 3º ano, o apoio dos professores é fundamental. “O fato dos nossos professores serem da própria aldeia facilita bastante o nosso aprendizado porque podemos tirar dúvidas a qualquer momento. Além disso, a escola vem reforçando os conteúdos através dos simulados e aulões, tornando o aprendizado mais direcionado para as provas do exame”, afirma. 

Notícias Relacionadas