Governador e primeiro-ministro da Itália visitam escola estadual

O governador Rui Costa já visitou 195 instituições de ensino em todo o estado, durante mais de um ano e meio de governo. Na manhã desta quarta-feira (3), acompanhado pelo secretário da Educação, Walter Pinheiro, ele conheceu de perto o funcionamento da Escola Estadual Santa Edwirgens, localizada nas instalações da Associação das Comunidades Paroquiais do Calabetão e da Mata Escura (Acopemac), instituição sem fins lucrativos apoiada pela ONG italiana Ágata Smeralda. Em cumprimento de agenda extra-oficial, o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, participou da visita e acompanhou, juntamente com Rui Costa, diversas apresentações culturais desenvolvidas por estudantes de escolas públicas. 

Na oportunidade, o governador conversou com o líder político italiano sobre o programa Educar Para Transformar. Rui destacou o estímulo ao protagonismo juvenil e o comprometimento de diversos entes sociais na busca pela construção de uma sociedade melhor.

“A transformação dos jovens pela educação não se faz apenas por meio das ações de governo, mas com o envolvimento de todos. A presença do primeiro ministro na escola reforça que de fato todos podem participar, independente de nacionalidade e do cargo que exercem”, afirmou Rui.

 

 

A Acopemac é apenas uma dos 142 espaços educativos comunitários apoiados pela Associação Beneficente Ágata Smeralda na Bahia. A ONG italiana, conhecida no Brasil como Conexão Vida, tem como objetivo a promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. O projeto atua em estreita colaboração com a Igreja local e com Missionários Italianos

Atuando há 25 anos no Brasil, a Ágata Smeralda já beneficiou diretamente sete mil crianças e adolescentes, por meio de espaços educativos comunitários que recebem apoio técnico e financeiro do projeto e promovem a educação, capacitação profissional e assistência humana. Dentre estes espaços estão escolas comunitárias, centros de Educação Infantil, Escola Família Agrícola, abrigos, centros especializados de atendimento à pessoa com deficiência, centros de formação para o mundo do trabalho e centro de atendimento odontológico. A instituição também investe no campo da arte-educação, esporte e formação sócio-política de crianças, adolescentes, jovens e educadores. 


FONTE: Secom

Notícias Relacionadas