Secretaria da Educação comemora o Dia Mundial da Voz com evento na sexta-feira

Em comemoração ao Dia Mundial da Voz, sábado (16), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza na sexta-feira (15), pelo terceiro ano consecutivo, a campanha “Seja Amigo da Sua Voz”. A iniciativa tem o objetivo de orientar professores da rede estadual, por meio de ações educativas, sobre a importância da voz e suas implicações na comunicação e na saúde.

As atividades serão realizadas no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Paralela. A abertura está programada para 8h30, com a presença do Secretário da Educação, Osvaldo Barreto; da madrinha da campanha, a cantora Carla Visi; do jornalista da Rede Bahia, Jefferson Beltrão; de professores da rede estadual e profissionais da área de saúde

A ação conta com parceria das instituições de ensino Unijorge, Unime, Ufba e Uneb. Além de uma mesa-redonda com profissionais da voz, os participantes contarão com oficinas multidisciplinares, gincana de voz, sessões de fisioterapia, pilates, alongamentos, auriculoterapia (tratamento de acunputura no microsistema auricular), massagens, entre outras atividades.

Para a professora Verônica Lisboa, 50 anos, que participou da campanha em 2010, estas ações evidenciam alguns cuidados para a saúde do profissional. “Fiquei muito feliz com a ação governamental voltada para os cuidados com a comunicação e saúde do professor”, enfatiza.

De acordo com Maria Regina Borges, coordenadora do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, profissionais da área de saúde, como fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicólogos, estarão disponíveis para dar dicas de prevenção à saúde vocal, cuidados com a Lesão por Esforço Repetitivo (LER/DORT) e exercícios respiratórios relacionados à voz e à postura. Ela destaca, ainda, a possibilidade dos participantes realizarem avaliações, física funcional e nutricional, com teste de glicemia, colesterol e triglicérides, através dos serviços do Núcleo de Atividade Física, Esporte e Lazer (NafelEL-Uneb).

Iniciativa - O evento é promovido pela Secretaria da Educação em parceria com as  instituições de ensino superior Ufba, Unime, Uneb e Unijorge. Além das representações institucionais: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA) e Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª região (CRFa4) e a Associação Profissional dos Fonoaudiólogos do Estado da Bahia (Aprofeb). Confira aqui a programação completa do evento.

Veja aqui as fotos no Flickr Todos pela Escola