Virtual Educa: Tecnologias da Informação e Comunicação são debatidas com Banco Mundial

Palavras-chave:
O uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em sistemas educacionais foi debatido nesta segunda-feira (11), no âmbito da reunião do Conselho de Diretores da Fundação Virtual Educa, na sede do Banco Mundial, em Washington (EUA). Presente à atividade, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, destacou ações que estão em curso na Bahia, a exemplo do Programa de Ensino Médio por Intermediação Tecnológica (Emitec). 
 
O Ensino Médio com Intermediação Tecnológica é uma oferta estruturante da Secretaria da Educação do Estado que faz uso de uma rede de serviços de comunicação multimídia que integra dados, voz e imagem, se constituindo em uma alternativa pedagógica para atender a jovens e adultos dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) que, prioritariamente, moram em localidades distantes (ou de difícil acesso) em relação a centros de ensino e aprendizagem onde não há oferta do Ensino Médio. 
 
“São locais onde muitas vezes nem mesmo é possível chegar de carro, mas a aula chega diariamente e os estudantes podem, inclusive, interagir com os educadores e tirar dúvidas em tempo real. São mais de 21 mil alunos situados em mais de 400 localidades. Inclusive temos um aluno desta modalidade de ensino, o Dikson, de 15 anos, que já coleciona 12 medalhas em competições de Matemática, sendo atualmente medalhista de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática”, destacou Pinheiro. 
 
O secretário também citou que mais de mil professores da rede estadual estão participando da formação para a implementação de uma parceria entre a Secretaria e o Google com foco no uso de aplicativos educacionais em sala de aula, a partir do uso de Chromebooks. “O foco do trabalho que estamos desenvolvendo é no eixo pedagógico das escolas, porém com o uso da tecnologia como ferramenta, para tornar mais atrativo e dinâmico o ensino e a aprendizagem”, destacou, ao completar que este projeto deve envolver mais de 28 mil educadores e 572 escolas.  
 
A reunião no Banco Mundial fez parte de uma ampla agenda que o secretário Walter Pinheiro está cumprindo em Washington, com foco na preparação para a Bahia sediar, em junho de 2018, o XIX Encontro Internacional Virtual Educa.
 

Notícias Relacionadas