O Programa

O Programa de Atenção à Saúde do Professor é uma iniciativa inovadora e pioneira, desenvolvida pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Educação, que leva ações e serviços voltados para o cuidado e atenção à saúde do professor da Rede Pública Estadual de Ensino.

 

Objetivos

• Reduzir os riscos no ambiente e da organização do trabalho com medidas de controle, avaliação e monitoramento.

• Promover ações potencializadoras para melhoria da qualidade de vida, das relações interpessoais e de bem-estar biopsicossocial do professor.

• Implementar ações de prevenção e promoção da saúde no ambiente de trabalho.

• Realizar ações de acompanhamento e intervenção para as demandas prioritárias.

• Propor e elaborar diretrizes para a construção de uma política pública de atenção à saúde do professor.

 

Quem pode participar?

Todos os professores da Rede Estadual de Ensino do Estado da Bahia.

 

Como o programa funciona?

Por meio de oficinas e acompanhamento nas unidades escolares, ações coletivas e acolhimento personalizado e individualizado no SAC Educação.

 

Fisioterapia

 

• Realiza encontros com enfoque na orientação ergonômica e postural, técnicas preventivas e corretivas dos distúrbios osteomusculares e técnicas de alongamento e relaxamento.

• Identifica, a partir da aplicação de questionários de análise ocupacional, possíveis alterações no aparelho locomotor dos professores.

• Encaminha as demandas encontradas.

• Profissionais: Luciana Brito, Milena Oliveira, Elisabete Dias, Grasiela Miranda, Cristiane Miguez, Aldeneide Sena.

 

 

 

1 - Quando estiver trabalhando sentado, procure manter uma boa postura - coluna alinhada e apoiada no encosto, braços sobre a mesa e pés apoiados no chão. Assim você evita sobrecarga na coluna;

2 - Evite realizar trabalhos longos com os braços acima de 90°, pois com o passar dos anos a manutenção dessa postura pode provocar lesões na articulação dos ombros;

3 - O alongamento é importante, pois dispersa a tensão da musculatura mais exigida no decurso do dia, além de auxiliar na prevenção de lesões articulares. Portanto alongue-se;

4 - Crie estratégias para não ficar em posturas prolongadas como realizar uma aula expositiva com recursos áudios visuais ou leituras de textos , pois usando desse artifício você alterna as posturas de pé e sentado evitando a sobrecarga em uma só articulação.

 

Fonoaudiologia

• Realiza oficinas com ênfase na saúde vocal dos professores, com orientações sobre os cuidados com a voz através dos exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal antes e após o exercício pedagógico.

• Promove o debate sobre o uso adequado da voz no exercício da docência.

Profissionais: Adriana Oliveira, Camila Ferreira, Ícaro Sena, Rodrigo Brito, Luane Teixeira, Jamille da Costa

 

 

 

Durante o uso profissional da voz é importante:

1 - Beber goles de água regularmente. A água hidrata o organismo e favorece uma emissão vocal sem tensão;

2 - Manter alimentação saudável. Ajuda a prevenir o refluxo;

3 - Evite chupar balas ou pastilhas fortes. Passado o efeito da bala, a irritação na garganta será ainda maior. Em substituição a estas alternativas, procure fazer repouso vocal.

A dica é da fonoaudióloga Yara Pirajá Faria - CRFa-BA 10969

 

Nutrição

 

• Realiza orientação nutricional sobre os benefícios de hábitos alimentares saudáveis e os cuidados com a escolha dos alimentos.

• Encaminha os casos que houver necessidade de acompanhamento nutricional.

Profissionais: Manoela Niebhur, Sara Frediani, Fernanda Valverde, Karine Brito, Carine Machado.

 

 

 

1 - Sempre tenha uma garrafa de água para garantir a sua hidratação do corpo e da voz, garantindo assim uma qualidade de saúde e voz.

2 - Garanta uma refeição saudável durante os períodos de trabalho, dessa forma terá mais energia e evitará a sensação de fadiga e cansaço.

3 - Mastigue bem os alimentos, garantindo uma boa digestão e evitando desconforto intestinal durante o trabalho.

4 - Realize pequenos lanches ao longo do dia, reduzindo a ingestão nas principais refeições e evitando sintomas de refluxo, garantindo assim uma qualidade vocal.

A dica é da nutricionista Sara Frediani

 

Psicologia

• Atende o professor por meio de uma escuta técnica e qualificada com o foco nas relações interpessoais, orientando no que for necessário seja nas dificuldades ou nas alternativas para o convívio escolar.

• Estimula a troca de experiências e partilha de experiências pessoais e coletivas para o bem-estar biopsicossocial.

Profissionais: Ana Lúcia Alves, Geane dos Santos, Rafaela Assis, Silvana de Andrade, Djanete Anjos.

 

 

 

Como cuidar da saúde mental?

1 - Para contribuir com a boa saúde mental, é importante estar atuando na área e profissão que se identifique e tenha prazer no que faz, pois, tudo que é prazeroso para nós é realizado com comprometimento e dedicação;

2 - É fundamental sermos responsáveis com os nossos horários de trabalho, sobretudo, termos os nossos momentos de lazer também é imprescindível, os quais possamos repor as nossas boas energias e descansar nos momentos oportunos, para posteriormente retomarmos as nossas rotinas;

3 - Em casos de pessoas com problemas psicológicos, como estresse no âmbito laboral, depressão, dentre outros. É recomendado entrar em contato com um psicólogo para realizar psicoterapias, que o ajudará bastante nas suas questões mentais.

A dica é da Psicóloga Ariana Arantes Vaz, que atua no Programa de Saúde do Professor

 

Serviço Social

• Realiza estudos sociais através de encontros (reuniões, palestras, colóquios) que forneçam aos professores informações e estratégias para o enfrentamento dos diversos problemas existentes na comunidade escolar.

• Subsidia os professores em parceria com a Rede Socioassistencial do SUS.

•As relações humanas são a peça chave para a melhor convivência no ambiente escolar.

Profissionais: Renata Carneiro, Cíntia Santos, Anilda Andrade, Priscila Santana, Maria Daniela, Solange Soares.

 

 

 

São princípios básicos:

1 - Sempre que possível mantenha-se atento ao que é dito: gestos, movimentos do corpo, tom e velocidade da voz;

2 - Ouça atentamente o outro, não se distraindo e não interrompendo antes que a pessoa conclua sua ideia. "ESCUTAR" não quer dizer “CONCORDAR” e sim "RECONHECER" o outro.

3 - Respeite, indistintamente, sem discriminação, evitando preconceitos e rótulos.

A dica é da assistente social Renata Carneiro (CRESS/Ba 6422)