Secretaria promove live para discutir o ensino da Matemática em tempos de pandemia

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Professores e estudantes da rede estadual de ensino participaram, nesta quarta-feira (15), da live “Ensino da Matemática na pós- pandemia: desafios e possibilidades”. Realizado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), o encontro virtual teve o objetivo de apresentar aos professores abordagens inovadoras para o momento atual da escola, bem como para o atendimento futuro ao novo formato de sala de aula, que surge com as mudanças provocadas pela pandemia do novo Coronavírus. A atividade é uma iniciativa do Programa Bahia Olímpica, que visa potencializar a participação dos estudantes da rede estadual nas olimpíadas nacionais e estaduais em diversas áreas do conhecimento. 
 
Realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), o Grupo de Estudos e Pesquisas em  Educação Matemática (Grupo EMFoco) e a Universidade Federal do Recôncavo da  Bahia  (UFRB), o bate-papo aproximou os professores sobre novas formas de abordar os conteúdos matemáticos e torná-los acessíveis a todos os estudantes, sob a mediação do professor de Matemática da UFRB, diretor da SBEM-BA e membro do Grupo EMFoco, Gilson Bispo de Jesus. 
 
A coordenadora do Programa Bahia Olímpica da SEC, Shirley Costa, destacou que o momento é atípico e oportuno para unir esforços e auxiliar os estudantes a dominarem o conteúdo da disciplina. “Pretendemos unir esforços com os professores para a garantia das aprendizagens básicas de Matemática, possibilitando ao estudante o domínio dos conteúdos e, assim, garantir o cumprimento do currículo. Além disso, partiremos do pressuposto de que, ao dominar a Matemática, oportunizaremos aos estudantes a participação ativa e crítica na sociedade, apoiando-os para o exercício pleno da cidadania", afirmou.
 
O professor e pesquisador Antônio José Lopes Bigode, do Centro de Educação Matemática (CEM), falou que a suspensão das aulas presenciais obrigou o educador a ter que lidar, principalmente, com a redução do tempo. "A primeira pergunta que vem é: 'o tempo foi reduzido e o que eu devo priorizar?' Não será possível trabalhar com os conteúdos planejados no início do ano. Será necessário refazer o planejamento e esta decisão está nas mãos do educador. Os professores devem ser protagonistas, realistas, criativos e inventivos para tomar decisões, mas não devem fazer isso isoladamente", afirmou o professor. Ele ainda orienta para a necessidade de criar coletivos de professores. "O ideal é que sejam criados grupos para trocarem ideias de sequências didáticas, entre outros. Não dá para agir como se a aula presencial estivesse intacta. É preciso mudar", completou.

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