Escolas promovem gincanas em formato virtual para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem

Palavras-chave:

Com o ano letivo continnum 2020-2021 acontecendo por ensino remoto, devido à pandemia do Coronavírus, as escolas da rede estadual estão promovendo suas gincanas em formato virtual. No Colégio Estadual Alberto Valença, no bairro de São Gonçalo, em Salvador, a atividade tem como tarefa incentivar o engajamento dos  estudantes no aprendizado remoto, reforçando os benefícios de estarem acompanhando as aulas. Já no Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova, em Bom Jesus da Lapa, os estudantes também estão participando, de forma on-line, da gincana que tem como tema “Arte, cultura e conhecimento na pandemia” que tem a proposta de reforçar o processo de ensino e aprendizagem da comunidade estudantil.

A diretora do Colégio Estadual Alberto Valença, Jôsi Sales, explica que “o mais significativo desta ação é realizar a gestão da permanência aliada à aprendizagem e implementar ações internas para uma permanência eficaz, dentro de um processo pedagógico proativo, envolvendo gestores, docentes, discentes e servidores. Entendendo que educação é doação, estamos todos nesta busca ativa pela diminuição das desigualdades a partir da inserção de todo o universo de alunos da nossa escola de forma ativa e atuante”.

São dez equipes envolvendo os três turnos, tendo como público alvo as séries do 6° ano do Fundamental II, do Tempo Juvenil, do Ensino Médio e da Educação para Jovens e adultos (EJA). A estudante Beatriz Santana da Silva, 11, 6º ano, fala da sua experiência com a gincana virtual. “Estou gostando muito, está sendo bastante interessante, porque estamos à frente de uma tarefa muito importante que é incentivar os colegas que estejam tendo dificuldades neste período da pandemia. A gincana também tem sido uma oportunidade de aprendermos mais conteúdos e melhor nos expressarmos”.

No Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova, as atividades estão sendo desenvolvidas pelas equipes de estudantes da Educação Integral, da Educação Profissional, do Ensino Médio e da EJA, através de grupos no WhatsApp e a votação é realizada no Facebook da escola. A coordenadora pedagógica Isabel Geanne Ribeiro ressalta que a segunda gincana virtual do colégio vem para fortalecer as aprendizagens e complementar as atividades curriculares dos estudantes. “O objetivo é fortalecer as competências e habilidades construídas pelos alunos, com ênfase na arte e na cultura da nossa unidade, que já tem uma tradição com as gincanas presenciais.
 
Gardênia Dias, 16, 1º ano do Monsenhor Turíbio, conta que a gincana de sua escola está proporcionando muitos aprendizados. “Estou aprendendo muitos conteúdos ligados à cultura, aumentando os meus conhecimentos. Além disso, a gincana nos proporciona ter mais responsabilidade com as tarefas da escola e ter mais amizade com os colegas”.

Notícias Relacionadas